quarta-feira, dezembro 19, 2007

A suspensão deste blog e o seu possível regresso

Aproximam-se as férias de Natal, o que, em condições normais, ditaria o encerramento deste blog pelo período de descanso.
No entanto, ele encerrará por mais algum tempo.
Um conjunto de motivos leva-me a suspendê-lo (para já).
- Em primeiro lugar, começo a leccionar a disciplina de direito processual civil no mestrado, na Universidade Lusófona do Porto, em Janeiro. Erguer, desde as fundações, uma nova disciplina, e zelar pelo seu bom funcionamento no primeiro ano vai tomar-me algum tempo.
- Em segundo lugar, a fase actual do doutoramento em que me encontro exige uma atenção especial, que não posso descurar.
- Em terceiro lugar, uma outra meta profissional, da qual darei notícia a seu tempo, exigirá também a minha atenção e o meu estudo, durante algum tempo.
Assim, vi-me obrigado a reorganizar o tempo finito de que disponho. Sacrifiquei algumas actividades e esta foi uma delas.

Estes, em suma, os motivos pelos quais esta página ficará sem a normal actividade de anotação sistemática de jurisprudência, a partir de hoje, e, previsivelmente, durante cerca de 4 ou 5 meses.
Porém, toda a informação tratada até agora (mais de 1500 acórdãos anotados) continuará disponível para consulta. Apenas será suspensa a actualização.

Posto isto, creio que devo ainda acrescentar outros três pontos.

O primeiro: os motivos expostos não me permitem, nos próximos meses, anotar a jurisprudência, pelo menos ao ritmo a que o tenho feito. No entanto, continuarei a recolhê-la. Penso, por isso, que subsistirá algum interesse - embora por certo em muito menor grau - pela recolha simples, sem anotações, da jurisprudência mais relevante que vai sendo publicada, com especial atenção para o processo civil. Será uma outra página - gémea desta - que receberá essa jurisprudência não anotada. É um blog mais pobre, sem dúvida, mas que creio poder ainda representar uma fonte rápida e cómoda de informação. Chama-se essa outra página "Um outro blog sobre processo civil" e começará a receber a informação em Janeiro. Estando, ainda, vazia, pode ser encontrada aqui, exactamente com o mesmo layout desta que agora lêem.

O segundo: este blog regressará, talvez, daqui a alguns meses, mas não dispensa, neste momento especial, um balanço rápido. Para mim, esse balanço é muito positivo, principalmente por ter sentido, repetidamente, que foi uma boa ajuda para outros. Oferecer informação fiável, ordenada, acessível e gratuita era - e é - o seu propósito. Aqui continuará toda a dita informação, até um eventual regresso.

O terceiro: muito obrigado a todos os leitores que me escreveram e enviaram documentos e informações, que só me enriqueceram. Gostaria de continuar a receber boas informações. Obrigado também a todos os que se tornaram leitores fiéis, pelo estímulo que representaram. Obrigado, por fim, a todos os que leram e aproveitaram, pois só por isso valeu a pena deixar tudo aqui. Custa-me um pouco não continuar, mas também poderá ser útil parar um pouco e olhar para tudo isto, com algum distanciamento, daqui a algum tempo, ainda que tal aconteça com esta actividade, que tem representado uma fatia importante da minha vida.

Dado que a informação continuará aqui, à disposição de todos, não há despedidas.
A todos, apenas e só "até breve".

11 Comentários:

Blogger Pedro Mineiro disse...

Espero que regresse com o seu Blog que venho acompanhando diariamente.
Votos de sucesso nas novas actividades que vai empreender.
Bom Natal e Ano Novo.
Até breve...

12/19/2007 9:29 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

É com alguma pena, tendo acabado de descobrir o seu blog, consultando-o desde aí diariamente, que vejo esta suspensão.
Espero regresse em breve.

12/19/2007 10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Atendendo à quadra, só posso classificar esta notícia como "presente envenenado"...

12/20/2007 10:17 da manhã  
Blogger Eva Shanti disse...

Passei para lhe desejar Boas Festas e um óptimo 2008.

Aproveito também a oportunidade para lhe dizer que o seu trabalho tem sido importante e tem deixado a sua marca em muitos anónimos que tiveram o privilégio de descobrir este blog, entre os quais me incluo.

A net tem destas coisas... Nunca fazemos ideia de quem nos observa em silêncio, à distância, mas que nos procura quase diariamente e que inclui a visita ao blog nos seus rituais diários.

Até breve, sem pressas nem pressões.

12/26/2007 10:19 da manhã  
Blogger Nicolina Cabrita disse...

Votos de Boas Festas e que 2008 seja o ano da merecida concretização de todos esses projectos, com muito sucesso. Bom Ano e até breve!

12/26/2007 9:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não tenho podido visitar o blogue (ou toda a net, diga-se). Só agora li esta triste novidade.
Esta não é uma quadra boa para o nosso (meu) egoísmo - enfatizando a falta que nos vai fazer -, pelo que “apenas” lhe desejo as maiores felicidades nas suas novas empresas e lhe deixo aqui expressa a minha gratidão pela sua generosa e excelente prestação neste blogue.
Um óptimo 2008.
Abraço.
PRF

12/30/2007 10:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O blog é magnífico e ilustra bem que a descendência não degenerou.
Muitos parabéns e felicidades para os novos desafios que se deparam. Estou contudo bem ciente de que pelo calibre intelectual e bom senso que sempre revelou na condução e gestão do blog certamente serão todos ultrapassados com ligeireza.

1/03/2008 8:51 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Em momentos de balanço, aqui fica um agradecimento de quem admira a tua destreza e coragem intelectual e de quem beneficia não apenas dos ensinamentos espelhados no blog (tão úteis para a prática nos Tribunais)mas dos ensinamentos técnicos e humanos que, a rir, vais dando!
Felicidades para todas as metas a que te propuseste! São pequenas comparadas com o teu talento jurídico!
Ana Marta Crespo.

1/04/2008 10:57 da manhã  
Blogger Nuno Lemos Jorge disse...

Muito obrigado a todos.

No devido tempo, haverá mais notícias.

1/09/2008 11:19 da manhã  
Blogger JFMN disse...

Não tenho vindo cá muitas vezes, mas este tornou-se um blog obrigatório para de vez em quando espreitar, ver e aprender. Fico à espera desse regresso.

1/18/2008 4:36 da tarde  
Blogger Pat Pending disse...

Meu caro,

só agora reparo na suspensão deste blog.
Sabes que já falei dele a muita gente, em especial ligada ao meio académico, como exemplo de uma dedicada e inovadora prática de ensino que devia ser seguida por muitos outros.
Infelizmente, não o é e não prevejo que o venha a ser. Em especial por parte dos "velhos cultores" do direito...
Mesmo da parte de um raríssimo utilizador do direito adjectivo (outros quefazeres ocupam os meus dias!), é admirável o que foi feito neste blog.
Mais uma vez os meus parabéns e regressa aqui ASAP!

Aquele abraço!

2/07/2008 12:54 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]


Página Inicial